quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pacientes falcêmicos participam de encontro

O Departamento de Hematologia do Hemonorte realizou, nesta quarta-feira (26), no auditório da Unidade, um encontro com os pacientes portadores de anemia falciforme – doença genética, incurável que tem como característica principal a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.


A abertura do encontro foi feita pela Diretora Geral do Hemonorte, Linete Rocha, que agradeceu o a presença de todos, principalmente dos que vieram do interior do Estado e  falou sobre as melhorias a serem implantadas no Hemocentro que visam os pacientes portadores  da doença.

A enfermeira Glycia Soares, Chefe do Grupo Auxiliar de Saúde da Criança e Adolescente da SESAP, proferiu palestra sobre a “Situação da triagem neonatal no RN com ênfase na  doença falciforme”. Também participaram do encontro as médicas hematologistas do Hemonorte, Euglênia Braga e Edvis Serafim.

 De acordo com a Presidente da Associação dos Falcêmicos do RN, Ingrid Emmanuela, é muito importante que o portador da doença participe desses encontros.” Quanto mais conhecimentos tivermos sobre a doença, mais fácil fica lidar  com ela. A descoberta de novas medicações e tratamento  tem proporcionado ao falcêmico uma melhor qualidade de vida. O atendimento que temos no Hemonorte é o melhor possível”.

No RN, mais de 200 portadores da doença falciforme são tratados no Hemonorte, Centro de referência em hematologia e hemoterapia no Estado. A anemia  falciforme  pode ser diagnosticada precocemente através dos teste do  pezinho, que é realizado no recém-nascido.

Entre os principais sintomas estão a anemia crônica (causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos), Icterícia (cor amarelada na pele e mais visivelmente no “branco dos olhos), Síndrome mão-pé (inchaço muito doloroso na região dos punhos e tornozelos e  crises dolorosas, principalmente em ossos, músculos e articulações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário