sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lançado o 1º Cine Natal no Dia do Cinema Brasileiro

Na data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, o prefeito Carlos Eduardo lançou nesta quarta-feira, o Cine Natal 2013, 1º Festival Audiovisual da capital potiguar. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, que contou com as presenças dos presidentes do Festival de Cinema de Natal (FestNatal), Valério Andrade, do Goiamum Audiovisual, Keyla Sena, do Cineclube, Nélson Marques, da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, produtores e realizadores independentes.

O Cine Natal é uma realização da Prefeitura do Natal por meio da Coordenação de audiovisual da Funcarte e terá uma curadoria plural, formada por profissionais do setor. O evento também terá etapas que se desdobrarão durante os festivais parceiros Goiamum Audiovisual e FestNatal. O Projeto tem custo da ordem de R$ 500 mil e foi produzido pelo coordenador do Cine Natal e do setor Novas Mídias da referida fundação, Rafael Duarte. O Edital será publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º de julho.


“Isso é muito importante para a cidade”, disse o prefeito Carlos Eduardo ao lembrar que a primeira iniciativa da sua administração na área cultural foi fazer a adesão da cidade do Natal ao Sistema Nacional de Cultura e depois a convocação para a 1ª Conferência Nacional de Cultura. Tudo isso em busca da criação de uma política cultural para a cidade independente de quem venha a ser o seu gestor ou gestora. “Acredito que esses dois passos significativos foram dados. Hoje nós temos orçamento para fazer e trazer de volta o Natal em Natal com as devidas manifestações culturais, entre elas, o Festival Literário, o Cine Natal e o FestNatal”, ressaltou o prefeito.

O titular da Funcarte, Dácio Galvão, revelou, na ocasião, que pela primeira vez a Prefeitura do Natal protagoniza o Cine Natal numa parceria com as duas principais organizações de audiovisual potiguar: Goiamum Audiovisual e FestNatal. “Esta parceria possibilita uma intercessão na formulação de uma política pública que põe em consonância a prefeitura com o que preconiza o Sistema Nacional de Cultura, ou seja, uma gestão democrática, transparente e compartilhada”.

“Com a volta de Carlos Eduardo e de Dácio Galvão, o Festival de Cinema de Cinema de Natal também volta ao cartaz”, revelou Valério Andrade. Segundo ele, com o advento do Cine Natal, tanto o FestNatal como o Goiamum Audiovisual sairão fortalecidos. “Esses dois eventos tem propostas diferenciadas, contudo tem algo em comum: A promoção e a divulgação do cinema e possibilitar o intercâmbio do artista local com o nacional”.

Representando o Goiamum Audiovisual, Nelson Marques disse esperar que o 1º Cine Natal seja uma série de outros que surgirão dali pra frente. “É um processo democrático, transparente e eu acho que isso é importante porque traz a característica de cada um dos parceiros que formam esse tripé. Teremos a parte da prefeitura com a Funcarte, o FestNatal e o Goiamum Audiovisual”.

A primeira etapa do Cine Natal consta da apresentação do I Edital de Curta-Metragem de Ficção que consiste em contemplar três curtas-metragens de ficção no valor de R$ 10 mil cada. Além dessa premiação, será realizada a I Leitura de Roteiros de Ficção para escolher os três primeiros roteiros que serão contemplados no referido Edital; aquisição de equipamentos; e curso de formação.

A segunda etapa, por sua vez, ocorrerá com a realização do Seminário “E por falar em cinema”, nos dias 16 e 17 de outubro, que contará com quatro encontros, uma leitura aberta de roteiros de ficção e uma aula-espetáculo. O objetivo é a formação, articulação, troca de experiências e difusão. Esse seminário abrigará o I Encontro de Diretores de Cinema de Língua Portuguesa, que deverá contar com a participação de cineastas convidados do Brasil e Portugal.

Foto: Alex Régis
Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário