quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A sexta edição da Revista Grande Ponto será lançada dia 1º de setembro na Escola Doméstica


A sexta edição da Revista Grande Ponto, que vem contando fragmentos da História de Natal, e que neste número apresenta reportagens especiais sobre os 100 anos de fundação da Escola Doméstica de Natal, será lançada no dia 1º de setembro, dentro das comemorações da instituição de ensino, às 11h, na entrada principal da ED, durante a inauguração do Marco Comemorativo do Centenário.

A Escola Doméstica de Natal foi criada pelo poeta Henrique Castriciano, que no início do século passado, estando na Europa para fazer um tratamento médico, inspirou-se no modelo da École Ménagère de Fribourg, na Suíça. A partir daí buscou o apoio do governador Alberto Maranhão e fundou a ED em 1914. O sonho de instalar uma escola moderna em Natal foi concretizado.

A História da Escola Doméstica confunde-se com a da educadora Noilde Ramalho, que esteve no comando da instituição durante 65 anos. Ela foi aluna e aos 25 anos assumiu a direção da ED. Dotada de inegável liderança e criatividade, Noilde Ramalho tornou-se uma referência na educação brasileira. Ela comungava plenamente do pensamento do fundador da escola, Henrique Castriciano, pregando à necessidade do conhecimento aliado a dignidade.

Natal Club

Também no início do século passado nasceu em Natal um clube que se tornaria importante para a cidade porque era praticamente a vanguarda do entretenimento e da cultura, o Natal Club que ofereceu bailes dançantes e rodas literárias por mais de uma década. Uma interessante experiência que aliava cultura e lazer numa cidade sem muitas opções. (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário