quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fundação de Cultura de Extremoz realiza 2ª edição do “Agosto da Cultura”






A Prefeitura de Extremoz por meio da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru realizou na manha desta quarta-feira, 27, a 2ª edição do Projeto Agosto da Cultura. Este ano com o tema "Cultura popular: alicerce da cidadania", a edição tem como proposta apresentar à comunidade escolar e comunidades as diversas manifestações culturais do município e promover o intercâmbio artístico, celebrando o mês da cultura popular.


As atividades se encerram nesta quinta-feira, 28, no Complexo Urbanístico Francisco Rêgo, às 18h com apresentações culturais e o Projeto “Cinema na Praça” com a exibição do filme nacional O Auto da Compadecida. O projeto Agosto da Cultura é uma parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Urbanismo e com o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, disse que é importante resgatar a cultura da cidade e esse trabalho vem sendo feito desde a primeira gestão, iniciada em janeiro de 2009. Klauss lembrou ainda as riquezas culturais do município e a bem sucedida ideia do reaproveitamento da fibra de bananeira no artesanato. Lembrou também as oficinas que foram desenvolvidas com essa fibra.

Visão

Valdeleda Medeiros, presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, reforçou a sensível visão do prefeito com a Cultura. "Até hoje não obtive em momento alguma frustação para desenvolver projetos culturais dentro de Extremoz. Atualmente estamos abrindo polos nos distritos com o apoio da prefeitura", lembrou. "Uma cidade sem cultura não tem História", concluiu a presidente.

Os participantes contaram com a palestra do pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine, da Fundação José Augusto, Alcides Jales, que falou sobre o tema do evento durante a segunda parte do encontro.

Estiveram presentes o secretário de Planejamento, Antônio Lisboa, secretário do Gabinete Civil, Victor Ciarlini, secretária de Saúde, Cíntia Torquato, secretária de Assistência Social e 1ª dama do município, Renata Rêgo, presidente do SAAE, Alessandro Dinize e representantes do Sindicato de Educação do Município.

Convênio

O prefeito Klauss Rêgo, assinou convênio entre a Prefeitura de Extremoz e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para realização de diagnóstico arqueológico da Lagoa de Extremoz e de seu entorno, visto que foi constatado que o município possui um considerável potencial arqueológico relacionado tanto a arqueologia pré-histórica quanto à histórica. (GC).

Fotos Denis Cléber

Nenhum comentário:

Postar um comentário