quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OSRN apresenta concerto oficial de agosto com o projeto Quintas Clássicas




O projeto Quintas Clássicas, que todo mês promove apresentações de música com entrada gratuita, já está com programação pronta para a última quinta-feira de agosto (28). Evento, que tem patrocínio do Morada da Paz e da Cosern por meio da da Lei Câmara Cascudo de Incentivo a Cultura, do Governo do Estado, será realizado no Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal, a partir das 20h. Programação inclui a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) e participação do renomado pianista mexicano Jesús María Figueroa.


A apresentação, que terá duração média de uma hora, será conduzida por Linus Lerner, maestro brasileiro que já atuou em grupos de diversos países como Estados Unidos, México e Portugal. O concerto traz um repertório de compositores renomados, como o alemão Johannes Brahms, o norueguês Edvard Grieg e o boêmio Antonin Dvorak. Três obras serão apresentadas: Dança Húngara Nº5 (Brahms), Sinfônia Nº 8 Op. 88 em Sol Maior e Concerto para Piano Op. 16 em Lá Menor (Grieg), esta ao som do piano de Figueroa.

O projeto ocorre a cada última quinta-feira do mês e é promovido pelo Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal, e pela Cosern, por meio da lei de incentivo Câmara Cascudo. A iniciativa conta também com apoio do Governo do Estado, da Secretária de Cultura, da Igetur e dos Hotéis Paradise.

Contando com a regência de Linus Lerner e apresentação da OSRN, todos os meses o projeto traz músicos internacionais renomados à capital potiguar. O maestro conhece o trabalho de Figueroa e confirma seu talento, tendo em vista a grande experiência internacional do músico mexicano. Para ele, o público natalense só tem a ganhar com o espetáculo. "Será uma belíssima apresentação, com concerto de alto nível, que se equipara aos melhores do país. A OSRN tem crescido muito, chegando a conquistar críticas do público como a melhor do Nordeste", relata o regente.

Atração internacional

Natural de Nuevo Laredo, México, Jesús María Figueroa atua com música desde os sete anos de idade, quando começou seus estudos no Conservatório Nacional de Música da Cidade do México. Também estudou por seis anos na Escola Superior de Música, hoje denominada Academia Frederico Chopin, em Varsóvia, Polônia, e já participou de apresentações em todo o mundo. Em seu repertório, Laredo apresenta não apenas músicas de compositores clássicos, mas também contemporâneos. Hoje, além de participações em orquestras, ensina Música Espanhola, sua especialidade. “Figueroa já atuou em vários países, como Estados Unidos, Rússia, Polônia e também na América Central. Essa será sua primeira vez na América do Sul”, relata Lerner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário