sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bombeiros apresentam o Projeto “Litoral Mais Seguro” para o Secretário da Sesed



Nos últimos 6 meses houve o aumento de 662,5% nos casos de salvamento aquático e 2.500% nos atendimentos pré-hospitalares no litoral

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), Elizeu Lisboa Dantas, recebeu na manhã desta quinta-feira (21), no Quartel da Corporação, em Natal, a visita do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro Filho. Na ocasião, a cúpula do CBMRN e da Sesed fez uma avaliação das ações desenvolvidas pela Seção de Salvamento Aquático do CBMRN com foco na prevenção contra afogamentos nas praias. Um projeto denominado “Litoral Mais Seguro” foi apresentado ao secretário com a proposta de ampliação do serviço de salvamento aquático e atividades de socorros de urgência, na extensão do litoral do Rio Grande do Norte.


         Na ocasião, o subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento, 1º Tenente Natanael Avelino, destacou o crescimento das ocorrências nos últimos anos, dando ênfase as ações de salvamento registradas no primeiro semestre de 2014, incluindo o período da Copa da Fifa.

“As ocorrências atendidas no litoral, nos últimos 4 anos, aumentaram 50%. Em 2013 foram 106 salvamentos aquáticos. Fazendo o comparativo entre o período janeiro à junho de 2014, e a Copa do Mundo, temos um aumento de 662,5% nos casos de salvamento aquático e 2.500% nos atendimentos pré-hospitalares no litoral. No primeiro semestre de 2014 registramos 5.917 ocorrências nas praias potiguares, sendo destes 53 salvamentos realizados”, disse o 1º Tenente Avelino.

          Para garantir aos banhistas potiguares e turistas a mesma segurança oferecida durante a Copa do Mundo, o CBMRN aposta na efetivação do projeto “Litoral Mais Seguro” que prevê a reestruturação da frota e aquisição de novos equipamentos e materiais destinados ao serviço de prevenção e salvamento aquático.

          “O Litoral Mais Seguro tem por objetivo diminuir o número de ocorrências de salvamento aquático com vítimas em óbito, abranger maiores áreas de fiscalização no litoral do RN e aumentar a sensação de segurança, de forma a proporcionar a recepção de um maior número de turistas, produzindo o aumento da economia no setor. Para isso, será necessário, além dos equipamentos, aumentar o número do efetivo de guarda-vidas no RN, que atualmente conta com apenas 45 militares, sendo o ideal 232 e mais 20 socorristas”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Elizeu Dantas.

O projeto apresentado ao secretário da Sesed, Eliéser Girão Monteiro Filho, pelos profissionais da Direteroria de Engenharia e Operações (DEO) do CBMRN tem como meta ampliar de 04 para 23 Postos Avançados de Guarda-Vidas, do extremo litoral norte (São Miguel do Gostoso) ao extremo litoral sul (Baía Formosa), abrangendo, aproximadamente, 209 km de costa (50% do litoral potiguar). O custo total do projeto foi orçado em torno de R$ 5.102.750,00 e abrange a aquisição de viaturas como ambulâncias, buggys, pick us, Jet Ski, entre outros equipamentos. O planejamento engloba ações de prevenção de salvamento aquático (Blitz Educativa, Criança à Vista, Turista Legal), além de ações mais ostensivas nas áreas dos Resgates e Atendimento Pré-hospitalar.

O Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Eliéser Girão Monteiro Filho, ficou muito satisfeito com o resultado final do projeto apresentado pelos bombeiros e se comprometeu a levar a apresentação para análise do Ministério da Justiça visando garantir o orçamento para sua execução.

“O projeto está muito bem construído e foi baseado em cima de dados estatísticos reais apurados ao longo dos últimos quatro anos. Sem dúvida o RN possui um extenso litoral e todos os anos atrai milhares de turistas que buscam nosso estado para o lazer, descanso e querem segurança. Irei pessoalmente levar esse projeto ao Ministério da Justiça e solicitar a contrapartida do Governo Federal para sua efetivação. Quando falamos em vida não devemos medir esforços, pois uma vida não tem preço!”, disse Eliéser Girão Monteiro Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário