terça-feira, 19 de agosto de 2014

Expofruit divulga programação científica


A maior feira do setor no Brasil deverá receber mais de 30 mil visitantes 

Faltando pouco mais de um mês para a realização da Expofruit 2014 - Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada, parte da programação científica do evento está definida. Além de diversas palestras e minicursos que tratam de assuntos referentes ao manejo e produção frutícola, a Expofruit também traz eventos que ocorrem paralelamente à realização da feira como - Encontro do Comitê da Cajucultura do Rio Grande do Norte, V Fórum Internacional da Fruticultura, Encontro da Equipe Técnica do Projeto “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável” (Projeto PAIS), VI Encontro da Agricultura Familiar e Rodada Internacional, Nacional e Local/Regional de Negócios.


Entre os minicursos propostos, que ocorrem entre os dias 22 e 24 de setembro com duração de 15h cada, estão: Produção de uva irrigada em sistema de agricultura familiar, Produção do Abacaxizeiro, A cultura do maracujá: informações básicas para o produtor, Uso e manejo de frutíferas nativas de potencial econômico (umbu, cajá e mangaba), Certificado Fitossanitário de Origem e Curso de Exportação.

As palestras serão ministradas nos dias 24 e 25 de setembro e tratam dos seguintes temas: Atuação da Embrapa Mandioca e Fruticultura no Rio Grande do Norte, Central de Frutas: Um Caso de Sucesso (CFRUTAR); Programa Comércio Brasil – SEBRAE/RN; Culturas da Pereira e da Macieira nas Áreas Irrigadas do Nordeste; Situação e Perspectivas do Uso de Mudas Clonais e de Porta Enxerto em Mamoeiro e Projeto de Polinizadores do Meloeiro; Citricultura em Base Ecológica; Pragas Quarentenárias de Importância Econômica para a Fruticultura do RN (Cucurbitáceas, Banana, Mamão) com ênfase em: "RN Livre de Moko da Bananeira"; Área Livre de Mosca das Frutas e a Proposta de Ampliação para o RN e Uso Adequado de Agrotóxico no Agronegócio e Boas Práticas.
Outras atividades também estão previstas na programação como: Clínicas Tecnológicas (unidades demonstrativas), Degustação de Frutas, Caravanas de Produtores, Festival Agro Sabor, visitas ao Pomar da UFERSA e a Unidade Móvel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Empraba.
As vagas para os minicursos são limitadas e cada inscrito só poderá participar de um minicurso. As inscrições na feira se iniciam no dia 19 de agosto e poderão ser realizadas na secretaria de Fitotecnia, localizada no prédio da Pró-reitoria de Pós-graduação da Ufersa, sala 8 (procurar Neto). Os interessados não residentes em Mossoró poderão ser inscrever pelo site da Expofruit. O valor da inscrição nos minicursos é de R$ 30 para a comunidade, profissionais e estudantes. Os profissionais que queiram participar do minicurso Certificado Fitossanitário de Origem precisam ser registrados no CREA e deverão realizar a inscrição no escritório do COEX, no Campus da Ufersa.

Para participar dos ciclos de palestras basta doar 1 kg de alimento não perecível no momento da inscrição, que será realizada no mesmo dia da palestra. (Confira em anexo a programação científica completa da Expofruit). Mais informações: COEX (84) 3312-6939.

Expofruit

A Expofruit 2014 terá como tema “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”, a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber um público de 30 mil pessoas nos três dias da feira. A 17ª da feira apresenta algumas novidades, dentre elas a homenagem a um mercado importador a cada edição, que este ano será os Estados Unidos, mercado em crescimento e considerado essencial para os fruticultores locais.
A Expofruit 2014 é realizada por meio de uma parceria entre o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).


SERVIÇO:
Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada- Expofruit 2014
Data: 24 a 26 de setembro
Local: Expocenter - Campus da UFERSA, - Mossoró/RN.
Twitter: @expofruit
Facebook: www.facebook.com.br/Expofruit

Nenhum comentário:

Postar um comentário