sábado, 23 de agosto de 2014

Ditados populares


Dicas do professor Pasquale

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO... e eu ficava imaginando como seria um pé de cachimbo, quando o correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO... Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).

E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro' "Minha grande dúvida na infância.... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro?

O correto é 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro.

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão. Enquanto o correto é:' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' Se a batata é um caule subterrâneo, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparramaria pelo chão se ela está embaixo dele?

'Cor de burro quando foge. O correto é: Corro de burro quando foge! "Esse foi o pior de todos. Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele mudaria de cor?

Outro que no popular todo mundo erra: Quem tem boca vai a Roma. Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar! O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado: Cuspido e escarrado - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: Esculpido em Carrara. (Carrara é um tipo de mármore).

Mais um famoso: Quem não tem cão, caça com gato. Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!  O correto é: Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!

Vai dizer que você falava sabendo o sentido correto de algum desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário