segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Prefeito Jaime Calado recebe homenagem de reconhecimento pelo incentivo a Cultura





Durante o último final de semana São Gonçalo do Amarante se tornou a cidade potiguar do folclore. Considerado o “Berço da Cultura Popular”, o município realizou um festival de arte popular para comemorar o Dia Nacional do Folclore. A abertura dos festejos aconteceu na tarde da sexta-feira (22) com um cortejo cultural pelas ruas do Centro da Cidade, terminando com uma cerimônia no patamar da Igreja Matriz.


A solenidade contou com a presença do prefeito Jaime Calado, do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o vice-presidente Alexandre Santos, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, além de representantes e integrantes dos grupos participantes. Na ocasião, os organizadores do evento homenagearam o prefeito Jaime Calado com uma placa de agradecimento e reconhecimento pelo incentivo ao folclore e a cultura popular.

“Essa homenagem conferida ao Senhor prefeito Jaime, é uma forma de agradecimento, por que a cultura de um lugar só permanece viva se tiver o compromisso da gestão de investir e incentivar. Essa é uma forma de dizer muito obrigado pela criação da Lei do Fundo Municipal de Cultura que destina porcentagem do orçamento municipal para patrocinar projetos culturais, o que certamente fortalecerá a política cultural do município”, enfatizou Flávio Henrique.

As apresentações reuniram um grande público no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, nos dias 22 e 23 de agosto, para acompanhar o trabalho dos grupos locais e visitantes. Participaram do evento Elizabete Freire (PE), Eita de Projeções folclóricas (PB), Balé Popular Terras Potiguares (Passa e Fica), Cia. de Danças Macambirais (Passa e Fica), Cia. Cangaia (Parnamirim), Grupo Xaxado (Paranamirim), Caboclos (Major Sales), Sete Estrelas (São José do Campestre), Raizes Potigures (Stº Antônio do Salto da Onça), Dançante Cia. de Dança (Natal), Filhos da Arte (Macaíba), Grupo de Dança do Complexo Cultural (Natal), além dos grupos tradicionais do município: Parafolclórico Folguedos, Coco de Calemba, Bambelô da alegria, Mestre Atanásio, Pastoril Dona Joaquina, Boi Calemba Pintadinho e Boi Surubim.

“A participação de vocês aqui, com todo esse colorido, está deixando São Gonçalo ainda mais bonito. Fazer cultura popular e manter as tradições não é fácil, e vocês fazem isso com muita alegria. Esse festival é importante por que vai promover o intercâmbio cultural entre os grupos de Pernambuco, Paraíba, de outros municípios do Estado e de São Gonçalo. São essas experiências que fortalecem o nosso folclore. Agradeço a homenagem e reafirmo o nosso compromisso com a cultura do nosso povo”, declarou Jaime Calado.

Fotos: Marcos Oliveira / Paulo Góis Locha

Nenhum comentário:

Postar um comentário