terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeito recebe integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Natal



O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, recebeu na tarde desta segunda-feira (11), em seu gabinete no Palácio Felipe Camarão, os vereadores Eleika Bezerra, Júlia Arruda e Ary Gomes que compõe a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal do Natal. Na oportunidade, eles trouxeram alguns pontos que foram debatidos no âmbito do poder legislativo para que sejam analisados pelo poder executivo municipal. A secretária municipal de Educação, Justina Iva, também participou da reunião.


Os parlamentares apresentaram os seguintes temas: A aplicação da Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério e a relação com o plano de carreira dos professores da rede pública municipal; a elaboração do plano de educação municipal de Natal para a proxima década; Propostas de simulação do custo de um aluno da rede pública municipal, a partir de uma tecnologia desenvolvida por um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP); Aplicação das emendas parlamentares e do Plano Plurianual; Projeto de Gestão Democrática das Escolas; Projeto de Escola em Tempo Integral; Escolha de terrenos para construção de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.

Carlos Eduardo agradeceu a visita dos vereadores e fez um breve relato das ações que a sua administração fez para melhorar os índices da educação pública municipal. Ele lembrou que ao assumir a gestão encontrou o ano letivo de 2012 encerrado antes do tempo, os alunos sem receber o fardamento escolar e a merenda, salários dos professores e funcionários terceirizados atrasados, além de prédios sucateados e sem condições de uso.

O prefeito destacou que a recuperação da educação foi a primeira meta do seu governo. Com muito esforço e determinação as aulas foram retomadas, a merenda escolar foi restabelecida, todas as escolas e CMEIS da rede pública passaram por melhorias com o auxílio de vários instituições como Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e entidades civis, os salários foram regularizados e em 2014 os estudantes da rede pública municipal voltaram a receber o kit completo de fardamento com uniforme completo, tênis e roupa de educação física. O chefe do executivo municipal recordou também que com menos de dois anos de administração já entregou seis escolas em toda Natal.

O chefe do executivo municipal parabenizou os vereadores membros da comissão de educação por estarem fazendo um trabalho positivo em prol das melhorias para as crianças e jovens da cidade. Carlos Eduardo reforçou o seu compromisso com as demandas da pasta e disse que todos os pontos trazidos para o debate são pertinentes e que em sua maioria já estão sendo praticados pela sua gestão: “Estamos aplicando 30% do orçamento da Prefeitura em educação. Avançamos significativamente e quero contar com a ajuda dos vereadores da comissão para melhorarmos ainda mais os índices da educação municipal”, frisou o prefeito que disse estar sempre aberto para dialogar com a Câmara sobre os problemas da cidade.

Justina Iva também trouxe alguns dados que mostram o compromisso da administração municipal com a educação. Os salários dos professores da rede pública serão reajustados em 88,9% até o final de 2015, além disso, sete escolas estão em construção e a previsão é que mais 32 serão entregues até o final de 2015. A secretária informou também que primeira escola de tempo integral da Prefeitura do Natal está em licitação e será erguida no Planalto. Quanto a construção de quatro bibliotecas previstas no Plano Plurianual, ela disse que já estão garantidas duas em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. “Essas bibliotecas ficarão localizadas no bairro das Rocas e na Zona Norte”, falou.

Os vereadores da Comissão de Educação da Câmara elogiaram a disponibilidade do prefeito Carlos Eduardo em dialogar e disseram que estarão atentos para o cumprimento das metas e dos pontos debatidos na reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário