terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ufersa entre onze vencedores do 4º Prêmio de Sustentabilidade


Onze projetos inovadores voltados ao desenvolvimento ambiental do País foram reconhecidos pelo 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no último dia 21, na sede da entidade. O Prêmio é uma realização do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), e tem por objetivo destacar e incentivar ideias que contribuam com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.


A cerimônia contou com a participação dos 46 finalistas ou seus representantes, além do presidente da FecomercioSP, Abram Szajman, do presidente do Conselho de Sustentabilidade da Federação, José Goldemberg, do professor da Fundação Dom Cabral, Cláudio Boechat, do secretário estadual do Meio Ambiente, Rubens Rizek e do ex-deputado federal e relator do primeiro Projeto de Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos e jurado do Prêmio, Emerson Kapaz. A jornalista Rosana Jatobá foi a mestre de cerimônias e responsável pela entrega dos prêmios aos vencedores.

Durante o evento, Szajman ressaltou a importância da iniciativa para redesenhar o progresso da humanidade. "O novo século impôs a cada um de nós o desafio de romper com um padrão ultrapassado de desenvolvimento. Os onze premiados são exemplos concretos de que a sociedade, quando estimulada a desenvolver novos valores, a trabalhar pelo bem comum, responde com entusiasmo e dedicação".

A quarta edição do Prêmio contou com 276 projetos inscritos, espalhados por 91 municípios de 21 estados brasileiros. Na cerimônia, Goldemberg comentou a importância de iniciativas sustentáveis vindas da sociedade. "As medidas têm sido tomadas pelos governos e têm sido progressistas, mas não se tornarão realidade se não houver compreensão e apoio da sociedade. E é o que estamos tentanto fazer por meio do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP e, agora, com o Prêmio. A ideia é que, além das medidas virem de cima para baixo, promovamos medidas de baixo para cima, com a quantidade de ideais novas, coerentes, práticas e que surgem nos lugares mais inesperados. Ideias brilhantes estão aparecendo e vão se converter aos poucos em realidade".

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, enviou um vídeo para a cerimônia comentando a importância da premiação. "Prêmio é sempre bom mas, particularmente prêmio na área ambiental ressalta que a iniciativa está dando certo e motiva a todos se engajarem. Gostaria de reconhecer e parabenizar os premiados e o esforço do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP de colocar em pauta a iniciativa que nos revela caminhos para o dia seguinte".

Confira abaixo a lista de vencedores do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.
- Microempresa: Ecotinta
- Pequena e média empresa: Caxias Shopping Sustentável
- Grande empresa: Rondobel - Inspirando mudanças no setor madeireiro
- Indústria: Joinville Sustentável - General Motors do Brasil
- Entidade: Consultorias integradas para o turismo sustentável em Fernando de Noronha - Sebrae Pernambuco
- Órgão Público: Lixo que Vale - Prefeitura de Umuarama
- Academia - Professor: Nildo da Silva Dias - Potencial de uso agrícola da água de reuso após tratamento por osmose reversa
- Academia – Aluno: Renato Tadeu Rodrigues – Ecologística
- Reportagem jornalística - Impresso: Mobilidade urbana - Júlio Lamas
- Reportagem jornalística - Rádio e TV: Empreendedores sociais - André Trigueiro
- Reportagem jornalística - Online: Principais alternativas para o transporte público no Brasil - Guilherme Justino

Fonte: http://www.fecomercio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário