quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Alexander Hülshof realiza recital e dá aula para jovens carentes em ONG





A Escola de Música da UFRN promove neste sábado (30) recital de violoncelo com renomado violoncelista alemão Alexander Hülshoff. O artista realiza recital acompanhado do pianista Durval Cesetti às 18 horas no auditório Onofre Lopes. No repertório obras de Schumann, Bach e Gaspar Cassado. A entrada é gratuita com distribuição de senhas no local a partir das 17h.  Além do recital, Alexander ministra ainda masterclass de violoncelo na quarta e quinta-feira, respectivamente às 18h e 15h na Escola de Música. No sábado, 10h da manhã, o violoncelista realiza visita a ONG Atitude e Cooperação onde ministra aula gratuita para os alunos de violoncelo da instituição.


         

Alexander Hülshoff
É um dos violoncelistas mais conhecidos do mundo. Suas interpretações se distinguem pela expressividade, o que o torna apreciado por público e meio musical. Foi solista convidado em várias orquestras internacionais como a German Radio Philharmonic, German State Philharmonic, a Filarmônica Checa de Brno, a Nova Filarmônica da Westphalia, a Orquestra Sinfônica de Córdoba, a Orquestra Sinfônica de Salta, a Tel Aviv Soloist Ensemble e a Limburg Symphony Orchestra of Maastricht.
A música de câmara também tem um papel significativo na obra de Alexander Hülshoff. Suas performances no violoncelo incluem apresentações com o Trio Bamberg e músicos como Friedemann Eichhorn, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Fine Arts Quartett, Gil Sharon, Rainer Honeck, Boris Garlitsky, Andreas Frölich, Patricia Pagny e Roland Krüger, em salas de concerto de renome, como a Berliner Philharmonic, o Concertgebouw de Amsterdam, "de Doelen" de Rotterdam e o Wigmore Hall em Londres.
Hülshoff tem sido convidado de importantes festivais, entre eles o Schleswig Holstein Festival,  Festival Enescu, Kfar Blum em Israel e no Festival de Amadeo. É diretor artístico do Festival de Música de Câmara Kamp Kloster (Alemanha). Lançou diversos CDs e já tocou em países de quase todos os continentes.

Dulval Cesetti
É descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal). Durval completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também realizou o seu mestrado e bacharelado com nomes representativos do piano erudito; Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier e Eugene Plawutsky. Seus concertos recentes incluem apresentações na China, recital com obras de Chopin e Szymanowski patrocinado pela Embaixada da República da Polônia no Brasil, recital na University of Limerick (Irlanda), entre outros.  Seus artigos foram publicados pelo periódico britânico The Musical Times e pelo Latin American Music Review. Antes de iniciar sua posição atual na Escola de Música da UFRN, Durval Cesetti ensinou piano na McGill University e na University of Windsor, além de ter trabalhado como pianista colaborador na University of Western Ontario.

Serviço:
Recital de violoncelo e piano com Alexander Hülshoff (Alemanha) e Durval Cesetti
Sábado, 30 de agosto, 18h
Auditório Onofre Lopes – Escola de Música da UFRN
Entrada gratuita com distribuição de ingressos a partir das 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário