quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coordenadores de Saúde Bucal participam de Fórum


Durante toda a manhã desta quarta-feira (13) os coordenadores municipais de Saúde Bucal da Região Metropolitana de Natal estiveram reunidos, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para participar do VI Fórum Descentralizado da Grande Natal de Saúde Bucal do RN. Estiveram presentes profissionais dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba e Extremoz, que apresentaram seus indicadores de saúde bucal.

Segundo Jeanny Guedes, coordenadora estadual de saúde bucal, o objetivo do fórum é reunir estes profissionais a fim de fortalecer a política estadual de saúde bucal, através da apresentação e relatos de experiências bem sucedidas no Rio Grande do Norte.
O coordenador de saúde bucal do município de Macaíba, Sérgio Siqueira, apresentou as ações do projeto “Novo Sorriso”, que pretende reduzir os índices de cárie e doença periodontal através da instalação de “escovódromos” e distribuição de kits de higiene bucal nas escolas do município.
O projeto funciona com a ação conjunta entre os profissionais de saúde e educação do município, com apoio do Programa Saúde na Escola (PSE), e está presente em 46 escolas, onde são realizadas as escovações supervisionadas e entregues os kits compostos por escova, creme e fio dental. “São cerca de 15 mil kits que serão renovados a cada seis meses. Os pais dos alunos estão muito satisfeitos, é um estímulo a mais, tanto para as crianças, quanto para os profissionais que atuam na área”, explicou Sérgio.
Nos meses de agosto e setembro a Sesap irá promover outros fóruns de saúde bucal em todas as regiões de saúde, discutindo propostas para o alcance de metas já pactuadas e promovendo a troca de experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário