quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O SOM DO MÉXICO NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN



Programação do encontro Brasileiro do Mariachi em Natal traz apresentações e workshops gratuitos e abertos ao público

Buscando estreitar os laços de amizade entre os países e divulgar o emblemático ritmo Mariachi, a Embaixada do México promove, durante os dias de 01 à 30 de setembro, o Encontro Brasileiro do Mariachi nas cidades de Natal, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Programação na capital potiguar traz apresentações e workshops gratuitos e abertos ao público, numa parceria entre Embaixada do México, Escola de Música da UFRN e Fundação José Augusto (SecultRN/FJA).


Para o Curso de Iniciação a Música de Mariachi, serão ofertadas 30 vagas, nas seguintes modalidades: trompete, violão, canto, contrabaixo e violino.O curso acontece entre os dias 03,04,05, e 09 de setembro, as inscrições estão sendo realizadas na Secretária de Extensão da EMUFRN e no Núcleo de Produção Cultura da FJA. Para participar é necessário que o aluno possua o instrumento e tenha conhecimento em solfejo e harmonia.

Nesta terça-feira (02), o grupo Mariachi Real de América faz Concerto de Promoção na EMUFRN, a partir das 17h, No  hall de entrada . Já no dia 10 de setembro será realizado o Concerto de encerramento do curso. A apresentação acontece no Centro de Convivência da UFRN, às 17h.

Em todo o mundo, Mariachi é simbolo da música e da cultura mexicana, de tal modo, que no ano de 2011 foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. No período do Curso, o maestro Fernando de Santiago,  estará ministrando aulas e compartilhando o gênero tradicional da cultura mexicana. A participação dos alunos poderá oportunizar a experiência de conhecer o país do México.

MARIACHI REAL DE AMÉRICA

Originário de Puerto Vallarta, Jalisco (México), o  Mariachi Real da América foi constituído com a clara convicção de compartilhar, de corpo e alma sua grande paixão: a música vernácula mexicana.

Sua grande experiência com artistas de referência nesse gênero musical, como De Lucero, Rocío Banquells, Lorenzo de Montecarlo, Raúl Vale, Patricia Navidad, e mais recentemente com a Banda Sinfônica do Estado de Campeche e com a cantora Claudia Sierra, entre outros, garantem sua alta qualidade musical.  O grupo tem participado dos mais importantes festivais de música mexicana do país, assim como em várias ocasiões, do Encontro Internacional do Mariachi, em Jalisco.

FERNANDO DE SANTIAGO

Nascido na cidade do México, no ano de 1964, iniciou seus estudos musicais quando era jovem, com o único professor influente, o seu pai, Natividad de Santiago, que é considerado o melhor guitarrón na história da música mexicana.

Jutamente com seu irmão Marco Antonio Santiago, em 1985, fundou o Mariachi Juvenil Tecalitlán provando ser um dos grupos mais influentes dos últimos 25 anos.

A vihuela, a guitarra e seus talentos criativos têm sido os principais elementos que fizeram ele destacar e ser posicionado como um dos músicos, arranjadores e produtores mais pró-ativos na cena da música mexicana, conta com a preparação e versatilidade para trabalhar com vários gêneros como Tradicional, Ranchero, Ranchero Pop, arranjos Sinfônicos, Pop, Grupero, Boleros, Baladas e rtmos caribenhos, para citar alguns.

Fernando de Santiago participou na música de alguns filmes, com destaque para “Frida” que foi nomeado para um Oscar justamente pela canção tema musical do filme.

Nos últimos anos, Fernando teve envolvimento direto na produção musical de artistas internacionais e nacionais, tais como Raphael, Pepe Aguiar, Alejandro Fernández, Racio Durcal, Ricardo Arjona, Marisela,Ricardo Montaner, Pandora, Yuri, Temerarios, Lucero e Manuel Mijares, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário