sexta-feira, 8 de agosto de 2014

As dunas de Jenipabu estão entre os vinte locais mais bonitos do Brasil






A “Esquina do Mundo” é um dos mais famosos cartões-postais do RN

A Rede de TV norte-americana CNN listou os 20 lugares mais bonitos do Brasil, entre eles as Dunas de Jenipabu, que é um Parque Turístico Ecológico, formado por uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental localizados no município de Extremoz (RN), a cerca de vinte quilômetros do Centro da capital do estado, Natal. A chamada “Esquina do Mundo” é um dos mais famosos cartões-postais do estado e do Brasil, recebendo anualmente milhares de turistas.


De acordo com a enciclopédia Wikipédia, "Jenipabu originou-se da língua tupi. Significa Rio dos Jenipapos através da junção dos termos ñandï'pab (jenipapo) e 'y (água, rio)”. A praia é conhecida por ter imensas dunas e uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo.

A região conta com infraestrutura, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de bugies, jangadas e dromedários. “As dunas de Jenipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade”, diz ainda a enciclopédia.

Curiosidade

Documentos antigos, da época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), atestam que diante da indecisão do governo brasileiro do presidente Getúlio Vargas em se aliar-se às Potências do Eixo ou aos Países Aliados, os EUA planejou uma invasão ao Brasil que se iniciaria pela Praia de Jenipabu. Seria a invasão mais turística da História, que não ocorreu porque o Brasil ficou ao lado Países Aliados. A tal “invasão” ocorreu depois pelos milhares de turistas do Mundo inteiro que, sem armas, desfrutam de um dos lugares mais bonitos do Brasil.

Além das Dunas de Jenipabu, eleita pela TV americana CNN, ainda figuram na lista o Monte Roraima, Canoa Quebrada (praia no Ceará), Cataratas do Iguaçu, cidade de Fortaleza, Pelourinho (em Salvador, na Bahia), Parque Tanguá (Curitiba), Jardim Botânico (Curitiba), Jalapão (Parque Natural em Tocantins), Floresta Amazônica, Museu Imperial do Brasil (Petrópolis), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), Gruta da Lagoa Azul (Bonito, Mato Grosso do Sul), Arquipélago de Fernando de Noronha, São Miguel das Missões (cidade gaúcha), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Elevador Lacerda (Salvador, Bahia), Catedral de Brasília, Chamada da Diamantina (Bahia) e Porto de Galinhas (Pernambuco). (LS).


Fotos
guiadolitoral.uol.com.br
ciadospasseios.com.br
www.passeiosdebuggy.com.br
www.brasilrn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário