quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Experiência no Giselda Trigueiro tem reconhecimento nacional


O Hospital Giselda Trigueiro foi selecionado em uma Convocatória Nacional de Experiências de Apoio Institucional, na qual foram contempladas 12 experiências em todo o país, voltadas para a busca pela efetivação das práticas de integralidade, ampliação da democracia institucional e a garantia do direito à saúde.


As experiências foram selecionadas por meio de uma pesquisa intitulada “Ações Estratégicas para o Fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde no SUS”, desenvolvida entre agosto de 2012 e janeiro de 2014 pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com o Ministério da Saúde/SAS/DAPES e OPAS.

“No Hospital Giselda Trigueiro percebemos a existência de modos de gestão muito pautados na ideia do apoiador e focados na cogestão, o que mostra uma boa experiência de apoio institucional”, explica Rafael Gomes, pesquisador do LAPPIS, que visitou a unidade nesta quarta-feira (06).

Por ser uma experiência diretamente ligada à atenção psicossocial, os pesquisadores do LAPPIS visitaram também, nesta terça-feira (05), o Hospital João Machado. “É essencial a percepção de que as necessidades dos pacientes passam por vários serviços e especialidades, daí a importância fundamental da comunicação efetiva entre as Redes”, afirma o pesquisador.

A experiência do HGT, uma das duas selecionadas na Região Nordeste, é intitulada “Oficinas Hospital Giselda Trigueiro na Raps (Rede de Atenção Psicossocial): Apoio para Clínica Ampliada em Rede Integrada” e nasceu a partir de demandas identificadas pelo corpo clínico da enfermagem a partir dos desafios surgidos pelo grande aumento de usuários que apresentam necessidades de saúde decorrentes do uso de crack e outras drogas, durante as internações para tratamento de Aids e Tuberculose.

 “Nos anos de 2012 e 2013, o hospital mobilizou gestores e profissionais da área técnica de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Hospital João Machado e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) no sentido de acolherem juntos essa demanda, fomentando aprendizados nos modos de operar práticas de cuidado mais adequadas aos usuários do SUS que tem necessidades de saúde decorrentes da comorbidade entre uso abusivo de drogas, e tuberculose ou Aids”, explica a diretora geral do HGT, Milena Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário