quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sesc apresenta última atração do Sonora Brasil 2014


Projeto traz ao RN o Quinteto Brasília (BSB), composto por músicos que tocam instrumentos de sopro. Apresentações acontecem em Natal (07/08) e Cruzeta (09/08)
 
Nesta semana, o Sonora Brasil traz ao Rio Grande do Norte a terceira e última atração de 2014: o Quinteto Brasília (BSB), formado por músicos que tocam instrumentos de sopro. Em sua 16ª edição, o projeto do Sesc, que pretende formar ouvintes musicais, traz este ano duas novidades ao RN: o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e a circulação pelo interior do estado. O quinteto de sopros se apresenta em Natal dia 07/08, às 20h30, na Escola de Música da UFRN, e dia 09/08, às 19h30, na cidade de Cruzeta, com entradas gratuitas.


Este ano, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, trouxe ainda ao estado o Duo Cancionâncias (RJ) e o Quarteto Belmonte (RJ).  Macaíba, Mossoró, Caicó, Natal e Cruzeta foram os municípios a receber os grupos acústicos. O tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor, crítico, produtor musical e criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.

As apresentações levam ao público, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais. Além de mostrar seus talentos, os grupos que se apresentam pelo projeto também explicam à plateia, nos intervalos entre as músicas, como foram concebidas as obras, a particularidade de um instrumento e outros detalhes que fazem a diferença na percepção de quem ouve.

Sobre o Sonora Brasil

Em 2013, a primeira etapa da 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.sesc.com.br/sonorabrasil.

O Sonora busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Sobre o Quinteto Brasília

Criado em 2000, é um dos principais grupos de câmara da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. Atua com regularidade nos espaços dedicados à música de concerto, especialmente em Brasília e entorno, e tem se dedicado à apresentação de obras de compositores da atualidade. Seus integrantes são todos também professores em universidades e/ou músicos de orquestra.

Serviço:
O quê? Sonora Brasil Sesc apresenta Quinteto Brasília (BSB), última atração do projeto em 2014
Quando e onde?
NATAL
07/08, às 20h30, na Escola de Música da UFRN
CRUZETA
09/08, às 19h30, na Associação Musical e Cultural do Rio Grande do Norte (AMUSIC )
ENTRADA GRATUITA
Site do projeto: www.sesc.com.br/sonorabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário