segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Curso de inglês para bugueiros será ministrado no Colégio Floca nesta terça


O curso de inglês para bugueiros, agendado para início da última segunda-feira, foi adiado para a próxima terça-feira (12), agora em novo local. Em razão de condições inadequadas do espaço cedido pela Secretaria Municipal de Turismo, o curso será ministrado na Sala 19 do Colégio Floca (atrás do Via Direta). O horário e os dias permanecem os mesmos: segunda, terça e quarta-feira, sempre das 18h30 às 20h30.

O curso é viabilizado pelo Pronatec na Empresa – programa federal do Ministério do Turismo e coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo, no Rio Grande do Norte. O Pronatec já capacitou ou tem capacitado quase 600 profissionais da cadeira do turismo no RN. Esta turma direcionada aos bugueiros possuirá 20 alunos, que receberão 200 horas/aula (até meados de 2015) e certificados de conclusão para o caso dos aprovados.
As aulas do Pronatec Turismo no Rio Grande do Norte são ministradas por profissionais do Senac. Em 2013, a equipe da Setur RN visitou as seis cidades potiguares contempladas com o Programa: Natal, Canguaretama, Baía Formosa, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. O intuito foi mobilizar empresários da atividade turística a empregar seus funcionários nos 54 cursos oferecidos pelo Programa.
No RN já foram abertas 36 turmas, sendo 28 em Natal, quatro em Baía Formosa, três em Tibau do Sul e uma em Parnamirim. Cada turma tem, em média, entre 15 e 20 alunos. Grande parte dos cursos procurados são para o ensino de idiomas, notadamente, o inglês. A carga horária mínima é de 160 horas. E o aluno recebe ajuda de R$ 2 a hora aula.
A oferta de cursos permanece aberta a qualquer empresa ou entidade do setor público vinculada ao turismo, dentro das seis cidades contempladas. Podem participar empregados dos setores de hotelaria, alimentação fora do lar, agenciamento de viagens turísticas de emissivo e receptivo, organização de eventos, aluguel de veículos e transporte de turistas ou comandos de polícia.
Os cursos são: governanta em meios de hospedagem; técnico de guia de turismo; agente de informações turísticas; espanhol e inglês aplicados a serviços turísticos; auxiliar de cozinha, recepcionista de eventos; monitor de recreação; organização de eventos; camareira em meios de hospedagem; garçon; padeiro/confeiteiro; e pizzaiolo.
Geralmente os cursos – ministrados pelo Senac ou Senai, parceiros do Programa – são ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horário que melhor lhe convier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário