terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ACNUR amplia presença na Costa do Marfim para ajudar deslocados

 A agência da ONU para refugiados (ACNUR) tem fortalecido sua presença no oeste da Costa do Marfim para atender às necessidades dos deslocados à força após os recentes confrontos no país. As equipes do ACNUR se estabeleceram nas cidades de Man e Danané nesta semana, onde estarão registrando deslocados internos (IDP) e monitorando suas necessidades de proteção. Estima-se que mais de 18 mil marfinenses deslocados estão nesta área.

A agência de refugiados está particularmente preocupada com as condições da missão Católica na cidade de Duékoué, onde quase 13 mil pessoas procuram abrigo. A igreja local não tem instalações sanitárias para lidar com o número de pessoas, o lixo esta se acumulando e o risco de doenças cresce.
Enquanto isso, na Libéria, o trabalho tem continuado em Bahn para a construção de um novo campo para refugiados, mas as difíceis condições de trabalho na selva têm aumentado a demora mais que o previsto. Dois tratores foram trazidos de Serra Leoa para apressar a limpeza da área, que até então vinha sendo feita manualmente.

A distribuição de comida continua para os refugiados localizados em 23 aldeias próximas à fronteira: O ACNUR estima que aproximadamente 30 mil refugiados tenham fugido da Costa do Marfim para a Libéria desde a feroz e disputada eleição presidencial em novembro.

Como parte de apelo lançado esta semana em Genebra, o ACNUR busca levantar U$$43.8 milhões em fundos para a operação tanto na Costa do Marfim como na Libéria, além das operações de cobertura em Mali, Burkina Faso, Guiné e Gana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário