sábado, 29 de janeiro de 2011

AME promove segunda etapa da campanha contra o câncer de pele

As praias de Natal ganharão um reforço neste final de semana. Além do sol, que promete atrair turistas e potiguares às areias, o cuidado com a saúde tornará o passeio ainda melhor. A partir das 09 horas, a Secretaria Municipal de Saúde , em parceria com a Associação Marca, através da AME, realizará a segunda etapa da campanha de prevenção ao Câncer de Pele.

Seguindo o mesmo roteiro dos dias 22 e 23, uma equipe irá percorrer as praias de Ponta Negra, dos Artistas, do Meio, do Forte e da Redinha para distribuir material informativo com o tema “O sol pode deixar marcas. E não falamos do bronze”, amostras de protetor solar FPS 30 e um saquinho para deixar nossas praias limpas e sem lixo. “O primeiro final de semana foi um sucesso e conseguimos atingir nosso objetivo. A AME quer chamar a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde neste verão e principalmente para a prevenção do câncer de pele. Além de oferecer atendimento especializado nos ambulatórios, a AME firmou o compromisso de orientar e atuar de forma preventiva junto às comunidades onde as unidades estão inseridas”, explica a superintendente Risiely Lunkes.
Assim como ocorre em outros países, o câncer de pele é o mais comum no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, na escala que mede a radiação ultravioleta - principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele - que vai de 1 a 14, Natal tem o índice 11, considerado como radiação extrema. Por isso a necessidade do uso diário do protetor solar e do alerta sobre a incidência da doença.
 A ação acontece no sábado e no domingo, das 09 às 13 horas.

Saiba mais
A pele é o maior órgão do corpo humano. Por isso, quando se fala em cuidados com a pele, reduzir a exposição ao sol é o primeiro conselho. Uma tarefa difícil de cumprir, ainda mais quando se está na “Cidade do Sol”.
 Mas, segundo a dermatologista da AME Brasília Teimosa, Regina Sales, não há como fugir. “A maioria das pessoas fica exposta ao sol em horários e períodos impróprios, estejam elas na praia, trabalhando ou passeando. O protetor solar é indispensável, assim como a água, pois além de evitar queimaduras e o envelhecimento precoce, tão temido entre as mulheres, previne o aparecimento do câncer de pele”, explica.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. É importante lembrar que o efeito da radiação é cumulativo, ou seja, as alterações podem se manifestar anos depois. Ainda segundo a especialista, qualquer pessoa pode manifestar a doença, mas quem tem a pele, olhos e cabelos claros, os ruivos e quem sempre se queima e nunca se bronzeia são mais propensos a desenvolver a doença.
Nunca é demais falar: uso protetor solar. “A tecnologia já chegou aos cosméticos e hoje existe proteção para vários tipo de pele e para todos os gostos. Não tem desculpa. Para quem trabalha sob o sol, o uso de bonés, roupas e filtro adequados é essencial. Com crianças o cuidado deve ser redobrado”, alerta a dermatologista. A recomendação é para que se evite a exposição solar entre 10 e 16 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário