segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SMS segue com operação contra a dengue nas praias

A Secretaria municipal de Saúde (SMS) continua sua ação preventiva contra a dengue nas orlas das praias urbanas de Natal. O projeto que traz agentes de endemias, caracterizados de mosquito Aedes Aegypti, para levar informações sobre os riscos e como evitar a dengue, tem atraído a atenção e recebido elogios de banhistas e de turistas que visitam a cidade neste verão. A iniciativa já percorreu as praias de Ponta Negra e Praia do Meio e, neste domingo (30), foi a vez da praia da Redinha.


“A gente está aqui na praia tomando sol, e, de repente, somos lembrados, de uma forma divertida, dos perigos da dengue e das atitudes que devemos ter no dia a dia e também nesses momentos de lazer, para evitar que nossa família ou vizinhos fiquem doentes por descuido bobos. Nunca tinha visto algo parecido e para mim é uma iniciativa que está de parabéns para a cidade”, ressalta a cabelereira Josenilda Araújo, natural do município de Jardim de Piranhas-RN e que aproveita o verão para curtir as praias do litoral natalense com a família.   
 Na opinião do enfermeiro Alexandre Ali Geha, turista de Londrina-PR, que está passando férias na cidade, o projeto é interessante por chamar de cara a atenção dos banhistas para a questão da dengue. “É uma idéia muito boa justamente pela abordagem diferente. De longe você já imagina do que se trata e para ouvir o agente. É importante que sejam desenvolvidas cada vez mais ações como essas de prevenção e promoção à saúde, para reforçar ainda mais essa a conscientização junto à população”, coloca.
 “O pessoal está gostando muito. Vêem a equipe na praia e ficam olhando e começam a perguntar o que estamos fazendo. Com outros, somos nós que chegamos até as mesas, para mobilizar e informar sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte”, conta a agente de endemias da SMS, Adriana Eusébio.
 As visitas dos agentes às praias seguem até o dia 27 de fevereiro. Cada domingo em uma praia diferente, retornando às já percorridas, assim que o cronograma é concluído. Durante as abordagens, os profissionais da SMS orientam a população sobre a importância de cuidados simples como armazenar de forma correta materiais que possam acumular água como copos, garrafas e cocos vazios, após o uso. Além disso, distribuem balas ornamentadas com mensagens educativas e sacolas de TNT, para estocagem do lixo no momento de lazer na orla

Nenhum comentário:

Postar um comentário