segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fundac e Semtas debatem sobre Termo de Cooperação

A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente - Fundac e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas realizaram na manhã de hoje (31), uma reunião sobre a produção do Termo de Compromisso que transfere a coordenação das Casas Lares e de acolhimento institucional, unidades responsáveis pela custodia de crianças e adolescentes, para o âmbito municipal.

A reunião teve a participação de representantes das duas esferas como o presidente da Fundac, Kerginal Jacob e o diretor técnico da Fundac, Rafael Jácome; além dos representantes da Semtas, secretário adjunto da assistência social, Edison Nonato e Verônica Dantas, diretora do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE.
Foram debatidos os principais pontos do Termo como a capacitação dos funcionários, a transferência de logística nas unidades, o período de transição para as novas coordenações e as questões referentes aos recursos financeiros destinados as unidades.
Além disso, os gestores discutiram sobre a atual situação das unidades no tocante as estruturas físicas. Agora, o passo seguinte para a conclusão do Termo de Cooperação entre Fundac e Semtas estará a cargo dos setores jurídicos das instituições. As Casas são  unidades responsáveis pela custodia de crianças e adolescentes e atualmente são regidos pela nova Lei de Adoção de agosto de 2009.


Fundac forma grupo de estudos para detectar e solucionar demandas
A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – Fundac formou na última semana, o Grupo de Estudos da Fundac. O evento para apresentação do Grupo foi realizado no auditório da EMATER, localizado no prédio da Consultoria Geral do RN e contou com a presença do presidente da Fundação, Kerginaldo Jacob, coordenadores e de funcionários técnicos. “O Grupo tem como objetivo detectar, analisar e propor soluções para as principais demandas da instituição”, ressalta o presidente.
Segundo o diretor técnico da Fundac, Rafael Jácome, o Grupo de Estudos será valioso no processo de transição e nova gestão, já que irá gerar oportunidade ao novo presidente e sua diretoria, subsídios e soluções no âmbito funcional da Fundação. “O Grupo irá realizar estudos de abordagem organizacional da Fundac, o que nos ajudará a tomar as medidas necessárias. Nós queremos a participação de todos os funcionários, dos mais antigos da casa até os mais novos, e de todas as unidades”, explica o diretor.

A primeira etapa de estudos ocorrerá com a aplicação de um questionário, destinado especificamente para os funcionários da Fundac. “Esse questionário será importante no processo de conhecimento e ainda maior  entendimento dos reais problemas das unidades. Nós sabemos que há um desgaste natural provocado pela gestão anterior, mas nossa proposta é de renovação e queremos a solução dos problemas”, destaca o presidente da Fundac.

O Grupo de Estudos da Fundac conta com a participação de dez coordenadores, onde cada um avaliará uma área de abordagem. “Cada coordenador terá como missão levantar as demandas, e ainda será a linha direta com a diretoria. O presidente sempre diz que ‘gera as oportunidades, mas em contra-partida quer os resultados’, e nossa proposta é mesmo essa, de muito trabalho com resultados”, garante o diretor técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário