domingo, 30 de janeiro de 2011

Receitas de Mércia Carvalho

Pititinga: Quem te viu quem te vê...

Conheci a praia de Pititinga, no litoral Norte do Rio grande do Norte, no princípio dos anos 1980. Naquela época existia uma enseada com coqueiral exuberante e uma beleza aonde a paz e a tranquilidade pairavam no ar.

Fui para a casa do meu cunhado. Que ficava de defronte a “praça” do vilarejo e tinha um quintal de uns 50 metros, com coqueiral que ia até a beira da praia.

Naquele tempo, ficávamos esperando os barcos de pescadores chegarem e escolhíamos o que comprar. Ali, fresquinho! Recém pescados.  Havia fartura de camarões, lagostas e peixes.

Quando na maré baixa, a beira mar se tornava um “tapete” de massunim –  aqueles crustáceos que parecem búzios pequenos -, e todos, meninos e adultos se juntavam para a “pescaria”, em pouco tempo as latas grandes de querosene estavam cheias e o almoço garantido.

Com o tempo a natureza se encarregou de reassumir o seu lugar – de acordo com os nativos o mar está voltando ao lugar de há 60, 70 anos atrás –. Foi derrubando coqueiro por coqueiro e poucas são as casas que restaram à beira-mar, uma delas, a que eu costumo ir, e que hoje pertence ao meu irmão, está inclinada em direção ao mar, como se desafiasse Netuno para uma briga de vida ou morte. Ele, meu irmão, com hordas de convidados, todos de copo em punho e Netuno, coitado, apenas com aquele tridente enferrujado.
Rememorando os tempos de fatura, de paz e tranquilidade uma receita de massunim:

MASSUNIM NO LEITE DE COCO

Ingredientes
500g de massunim pré-cozido e sem casca
Suco de 1 limão
2 cebolas picadas
2 tomates picados
1 pimentão verde picado
1/2 molho de coentro picado
1 colher de sobremesa de colorau
2 colheres de sopa de azeite
2 xícaras de leite de coco
Pimenta de cheiro a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo
Leve e tempere os massunins com o suco de limão e todos os temperos picados.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os massunins por alguns minutos, acrescente, então, o leite de coco, verifique o sal e a pimenta e deixe ferver por mais 10 minutos.

Sirva como almoço acompanhado de arroz branco ou como tira gosto acompanhado de uma cerveja estupidamente gelada se lembrando de Pititinga.

Até domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário