quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Trabalho da UFERSA demonstra que flor-de-seda pode ser tóxica

Trabalho publicado no último mês de janeiro por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido mostra que a flor-de-seda, planta muito utilizada na alimentação de ruminantes no semiárido brasileiro, pode intoxicar os animais. A intoxicação ocorre quando os animais são alimentados com concentrações elevadas da planta.

Os pesquisadores concluíram que a ingestão em excesso da flor-de-seda pelos animais provoca distúrbios no funcionamento do coração, sintoma similar aos encontrados na intoxicação pela espirradeira e pela viuvinha ou unha-do-diabo.

O trabalho foi publicado na Revista Toxicon, publicação internacional especializada em substâncias tóxicas naturais. A equipe de pesquisadores da UFERSA é composta pelos professores Jael Soares Batista e Benito Soto-Blanco, e pelos estudantes Joseney Maia de Lima, Francisco Joelson Correia de Freitas e Raimundo Neilson Lima Amorim. O servidor médico veterinário Antônio Carlos Lopes Câmara também integra a equipe.

“Este trabalho é fruto de uma consolidada linha de pesquisa estabelecida na UFERSA”, comemora o professor Benito Soto-Blanco. Diversas outras espécies de plantas tóxicas já foram anteriormente descritas pela primeira vez em trabalhos coordenados pelo prof. Benito Soto-Blanco.

O docente também vem desenvolvendo estudos para prevenção da intoxicação pelas plantas em animais de produção. “Este é mais um exemplo da importância científica aplicada a resolução de problemas dos setores produtivos realizada pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido”, conclui o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário