sábado, 29 de janeiro de 2011

Semopi divulga nota sobre transbordamento da lagoa do Pirangi

Parte das águas pluviais do bairro de Neópolis, é captada através de galerias e destinadas para um conjunto de lagoas: lagoa do Jiqui (MAKRO), lagoa São Miguel dos Caribes e lagoa do Pirangi.

O Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, Do município de Natal recomenda a execução de obras, com vistas a melhorias desse sistema, tais como: construção de uma adutora ligando a lagoa do Makro à Lagoinha, aliviando assim, a contribuição de águas na lagoa do Pirangi; Além do aumento da capacidade das bombas nelas instaladas.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) licitou e contratou uma empresa para executar a obra da adutora (Makro/Lagoinha), a ser iniciada no próximo mês.

Informamos também que tomamos conhecimento do transbordamento da lagoa do Pirangi, na quarta-feira passada (26). Como as chuvas cessaram, não justifica a inundação da via. Logo, solicitamos uma imediata investigação no local.

Sabendo da existência de uma adutora, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que passa no interior da referida lagoa, há fortes indícios de que o transbordamento seja decorrente de algum dano ocorrido no equipamento.

A Caern, através da Gerência Regional Sul, comprometeu-se a averiguar o problema, na próxima segunda-feira (31). Caso seja confirmado a avaria, a própria companhia estatal se responsabilizará pelo serviço que será acompanhado pela Semopi.

Em linhas gerais, as lagoas estão cumprindo o seu papel, inclusive no que diz respeito ao sistema de bombeamento (funcionando normalmente). Apenas na lagoa da Cidade da Esperança, detectamos um problema em uma das bombas, cujo o reparo já está sendo realizado. Salientamos que a capacidade de absorção das lagoas de captação pluvial poderia ser melhor caso houvesse a colaboração da população, no sentido de evitar o lançamento de esgoto clandestino e lixo.

Sueldo Florencio Medeiros Costa
Secretário interino da Semopi
 Natal, 28 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário