sábado, 29 de janeiro de 2011

Comissão Pró-Selo Unicef realiza reunião nesta segunda-feira

Natal é uma das cidades brasileiras candidatas ao Selo UNICEF edição 2009/2012 e está trabalhando de maneira organizada, planejada e com foco para atingir as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e assim melhorar cada vez mais os indicadores sociais do município.

Para coordenar essas ações, foi criada uma Comissão Pró-Selo UNICEF que realiza nesta segunda-feira (31), a partir das 14 horas, Reunião Ordinária na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Na pauta consta apresentação das ações da Comissão para o ano de 2011; Definição dos mobilizadores por Eixo de Participação Social do Selo UNICEF; Inauguração da Sala-Sede da Comissão Municipal Pró-Selo UNICEF, entre outros assuntos.
A reunião será comandada pela Articuladora Municipal do Selo UNICEF Natal, Josileide Lucas de Pontes. A participação dos membros da comissão é de fundamental importância, porque cabe a eles o papel de propor ações, discutir e avaliar o que é feito e oferecido por meio de serviços e ações às crianças e adolescentes na cidade.
Também é papel da Comissão dar validade às informações e metas que serão debatidas nos fóruns comunitários. Nesses fóruns a comunidade avalia como está a qualidade de vida das crianças e propõe estratégias de ação para melhorar os serviços públicos ou implantar o que está faltando. A Comissão Pró-Selo UNICEF já vem atuando de forma decisiva para as pontuações em busca de mais qualidade e eficiência no que se refere aos serviços e ações oferecidos por parte do poder público.

O Selo “UNICEF Município Aprovado” é uma iniciativa que busca contribuir com países interessados em cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM): Acabar com a fome e a miséria; Educação de qualidade para todos; Igualdade entre sexos e valorização da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde das gestantes; Combater a AIDS, a malária e outras doenças; Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Até 2012, esses objetivos devem ser cumpridos para melhorar a qualidade de vida em todo o mundo. No Rio Grande do Norte, 165 municípios participam do processo para concorrer ao Selo e Natal faz parte do grupo I junto com mais 17 cidades. A capital já esteve nas edições de 2006 e 2008, mas não conseguiu atingir os objetivos determinados.

A Comissão Pró-Selo é formada aqui em Natal por representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (SEMPLA), Secretaria Municipal de Comunicação Social (SECOM), Câmara Municipal do Natal, do Tribunal de Justiça do RN, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar do Município de Natal, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Saúde, da Rede Comercial, das Organizações Sociais, do Instituto Ponte da Vida e do Conexão Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário