segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Governadora prestigia solenidade de abertura das atividades do PROERD e Ronda Escolar

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (31), no Caic de Lagoa Nova, a abertura do ciclo sobre o planejamento e capacitação dos policiais militares que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD e do Ronda Escolar.


Segundo a Cel. Margarida Brandão, coordenadora do PROERD, os 180 homens e mulheres policiais, que integram a Companhia Independente de Prevenção ao Uso de Drogas – CIPRED –, atende atualmente escolas públicas e privadas de 33 municípios de estado. “O nosso sonho é transformar essa companhia em Batalhão, aumentar o efetivo e levar o programa a todos os municípios do Rio Grande do Norte”, disse Margarida.

Participaram da solenidade de abertura, a governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Cel. Francisco de Araújo, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas entre outras autoridades.

A solenidade contou também com a presença de Tereza Dantas, articuladora para o Rio Grande do Norte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI –, uma iniciativa do Governo Federal, executada pelo Ministério da Justiça e que reúne ações de prevenção, controle e repressão da violência com atuação focada nas raízes sócio-culturais do crime. “O PRONASCI poderá financiar alguns projetos do PROERD, uma vez que os projetos desenvolvidos pelos dois programas caminham na mesma linha”, explicou ela.

Rosalba Ciarlini falou aos presentes dizendo que agradece muito a Deus por tudo que Ele vem proporcionando na vida dela e demonstrou a grande preocupação que tem com relação às drogas na vida de crianças e adolescentes. “O mundo está muito violento. Os valores estão todos invertidos. Esse trabalho desenvolvido pelo PROERD merece o reconhecimento de toda a sociedade”, disse.

A governadora falou também que quer ver o programa chegar a todos os municípios do estado, pois a droga está em toda parte. “Cidades pequenas hoje em dia registram mortes de crianças e adolescentes por causa do uso de drogas. Mas as escolas também precisam ficar mais estruturadas, os professores precisam ser valorizados, ter condições de trabalhar e gostar de ensinar para que os estudantes queiram ir para as escolas”, destacou. Rosalba manifestou o desejo de recuperar a credibilidade do estado. “Precisamos reconstruir o nosso estado. Sozinha eu não vou conseguir. Minha equipe não se resume ao meu secretariado e assessores. Minha equipe são todos os norteriograndenses”, concluiu.

Durantes 15 dias, os integrantes do CIPRED participarão de palestras e atividades práticas com a participação de representantes da Polícia Federal, Ministério Público, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Batalhão de Operações Especiais, entre outras instituições. Serão abordados temas que tratam de prevenção ao tráfico e consumo de drogas, conflito entre jovens integrantes de torcidas organizadas, combate à violência, primeiros socorros, instruções com especialistas em armas brancas, auxílio às direções das escolas na condução de problemas de comportamento dos estudantes, atualização no Código Nacional de Trânsito e no Estatuto da Criança e do Adolescente, novas dinâmicas para interação com as crianças, adolescentes, famílias e comunidades, nas técnicas de resolução de conflitos e defesa pessoal. Durante oito anos de existência, o PROERD já atendeu mais de 160 mil crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário