sábado, 29 de janeiro de 2011

Prefeitura faz reunião com líderes comunitários da zona Norte

O prefeito em exercício, Paulinho Freire, realizou na manhã desta sexta-feira (28), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, uma reunião que contou com a participação de todos os secretários municipais e de cerca de 50 lideranças comunitárias da zona Norte de Natal.

“Nós queremos instalar uma nova dinâmica de trabalho com os presidentes dos Conselhos Comunitários ao trazermos todos os secretários para que vocês conheçam cada um e saibam a quem se direcionar ao reivindicar as demandas das comunidades. Isso vai facilitar a comunicação da Prefeitura com a população porque são vocês presidentes de Conselhos quem vivenciam de perto os problemas nos seus bairros”, explicou o prefeito Paulinho Freire ao se dirigir as lideranças comunitárias.
Ainda segundo o prefeito essa será a primeira de uma série de reuniões que acontecerão também com as lideranças das regiões Oeste, Leste e Sul de Natal. Paulinho Freire também deliberou, por determinação da prefeita, que todos os secretários destinem um dia por semana de suas agendas para atender com hora marcada os presidentes de Conselhos e Associações, dando de imediato, respostas aos representantes das comunidades. O prefeito também já marcou a segunda reunião com o mesmo grupo para o mês de fevereiro.
Na ocasião, alguns secretários falaram sobre as ações que estão sendo encaminhadas em suas pastas e que atenderão boa parte das reivindicações da zona Norte e reforçaram a importância da parceira com as lideranças comunitárias.
A reunião foi prestigiada por várias lideranças com o presidente da Federação de Natal das Associações, Conselhos e Centros Comunitários (FENACC), Sérgio Menezes, do presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Natal (FECNAT), José Leoniça de Lima Freire, e do representante territorial do Concidades da região Norte, Josenberto Lucas Pontes. Os líderes apresentaram suas principais reivindicações como nas áreas de drenagem pavimentação, saúde e educação. Ao fim, avaliaram positivamente a iniciativa da Prefeitura.
“A gente fica de ânimo renovado para continuar lutando pela comunidade com essa nova proposta da Prefeitura. Acredito que os problemas da nossa comunidade serão resolvidos dentro do possível e que teremos respostas concretas para informar a população”, declarou Josenberto Lucas Pontes, representante do Concidades.  “Eu parabenizo essa iniciativa da prefeitura que é de extrema importância para o movimento comunitário”, completou Sérgio Menezes, presidente da FENACC.
SERIG
O secretário de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária, Rivaldo Fernandes, fez um balanço das ações realizadas junto as comunidades em 2010, com destaque para trabalho desenvolvido em torno do orçamento participativo, a discussão e a implantação do Concidades em 2010, a divulgação dos fóruns comunitários nas quatro regiões administrativas da cidade e, ainda, a promoção de 32 audiências comunitárias. O secretário também anunciou a mudança de endereço da Serig que passará a funcionar no prédio antigo da Procuradoria Geral do Município, ao lado do Palácio Felipe Camarão. No mesmo local também funcionarão a Ouvidoria Municipal, Procon Municipal e o Departamento de Apoio Social do Gabinete Civil.
SEMOPI
O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Sueldo Medeiros, falou sobre o andamento do Plano Municipal de Saneamento, do Plano Diretor de Drenagem e, mais especificamente para a zona Norte, sobre as obras do Pró-Transporte na avenida Moema Tinoco. De acordo com Sueldo Medeiros, a retomada das obras depende agora do envio de uma documentação da Caixa Econômica Federal para que a Semopi possa cobrar da empresa responsável o retorno ao trabalho. O titular da Semopi destacou que a retomada do Pró-Transporte também só será possível com a parceria do Governo do Estado que voltou a se engajar com o projeto avaliado em 72,9 milhões de reais entre obras e desaproriações.
SEMDES
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Carlos Paiva, falou sobre as ações emergenciais realizadas pela Defesa Civil para prevenir e minimizar os transtornos causados pelas chuvas. Carlos Paiva lembrou que os problemas das lagoas de captação é agravado com o lixo depositado pela população. Ele falou ainda, sobre as ações voltadas para remover as famílias das áreas de risco e da recusa de algumas delas em deixar os locais. Carlos Paiva divulgou ainda o telefone da Defesa Civil (199) para qualquer eventualidade.
SEMTAS
Assim com a Semdes, o secretário de Trabalho e Assistência Social, Alcedo Borges, divulgou o telefone do Plantão Social da Semtas (3232 9280) para qualquer necessidade das famílias em caso de problemas com a chuva e ressaltou a dificuldade que a Semtas junto com a Defesa Civil está enfrentando para remover as famílias dos locais de risco.  O secretário informou ainda que a Prefeitura já preparou os abrigos para receber as famílias, mas precisa do apoio das lideranças para conscientizar as pessoas a sair dos locais de risco.
SEMURB
O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Olegário Passos, falou sobre o programa de Educação Ambiental que será desenvolvido nas comunidades e pediu o apoio das lideranças para colaborar e conscientizar a população da importância do projeto para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente, em relação ao lixo.
ARSBAN
O representante da diretoria da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal, Aristotelino Medeiros, comunicou às lideranças que por meio de uma lei sancionada pela Prefeitura, a Caern vai disponibilizar o número de telefone da Arsban nas contas de água para que a população. A divulgação será importante para que a população possa acionar a Agência nos casos das reclamações sobre a rede de água e esgoto que não são resolvidas pela Caern. Além disso, esclareceu sobre o papel da Arsban de acompanhar e fiscalizar as ações da Companhia e de reunir os projetos referentes à drenagem da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário