segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

DOSAGEM DE VITAMINA D GARANTE MAIS SAÚDE NO VERÃO


O verão chegou e junto com a estação mais quente do ano vem o reforço das orientações sobre os riscos da exposição exagerada aos raios solares. De fato, o excesso de sol sem os devidos cuidados representa um sério risco à saúde, especialmente da pele. Mas o que não devemos esquecer é que, na medida certa, o sol também é nosso aliado.

“Tomar Sol nos horários corretos faz bem a saúde e é indispensável, afinal, se expor ao Sol faz com que o organismo absorva vitamina D. Essa vitamina ajuda a combater doenças como o raquitismo, a osteoporose, e ainda atua no funcionamento dos sistemas imunológico, cardíaco, neurológico e também de toda a musculatura do corpo”, destaca o bioquímico, Roberto Chaves.
Se o Sol é nosso aliado para a produção e absorção da vitamina D, só nos resta aproveitar esse benefício em favor da saúde. Mas será que o seu organismo está produzindo a Vitamina D em quantidade suficiente? Sua alimentação está adequada para produzir essa fonte de energia?

São poucos os alimentos que contêm grandes quantidades de vitamina D. Entre os mais ricos estão os peixes gordurosos, como o Salmão e Macarel. Fígado de boi e óleos de peixes também têm vitamina D, porém em menor proporção.

Para saber se seu organismo está bem nutrido dessa substância o ideal é fazer o exame de Dosagem da Vitamina D. O procedimento é simples: basta um exame de sangue coletado em laboratório e em menos de uma hora seu resultado está pronto.
“Nos últimos três meses o número de pedidos desse exame já superou nossas expectativas. As prescrições são de diversas especialidades, como endocrinologia, cardiologia, reumatologia. Até os médicos que atuam em clínicas de estética têm encaminhado pacientes para fazermos a dosagem da Vitamina D”, diz Roberto Chaves, diretor do Laboratório DNA Center.
A dosagem da vitamina já é um dos testes mais solicitados nos Estados Unidos e Europa. Em Natal, o Laboratório DNA Center é o único que realiza o exame de dosagem com resultado em menos de uma hora.
“O resultado ajuda no diagnóstico e prescrições em várias áreas, pois hoje sabe-se que a deficiência de vitamina D, tão comum entre as pessoas, pode provocar bem mais que a osteoporose e o raquitismo. Ela está relacionada ao aumento do risco de diabetes, infecções, doenças coronarianas, auto-imunes e até mesmo da obesidade”, destaca Roberto.

Vitamina D para tratamentos estéticos
Queridinha em muitos países para tratamentos estéticos, a Vitamina D também ganha força nesta área aqui no Brasil, como mais nova aliada de quem cuida da saúde e do bem-estar. A substância despertou a curiosidade de cientistas e da área médica, por influenciar diversas funções do corpo humano e auxiliar no equilíbrio mineral do organismo.
Mas, assim como a deficiência, o excesso também não faz bem. “Por isso pacientes costumam realizar o acompanhamento do tratamento com dosagens em períodos alternados. A intenção é manter um equilíbrio da dose de vitamina D no organismo, para explorar todos os seus benefícios, mas também evitar as conseqüências de uma superdosagem. É a tecnologia a serviço da saúde. Todo tratamento deve ser indicado e acompanhado de um especialista. A dosagem é feita justamente para auxiliar este tratamento e evitar o desequilíbrio”, explica Roberto Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário